No último post, mostrei como configurar a biblioteca SDL no Visual Studio 2013. Minha versão trial expirou no prazo, mas gostei bastante dela, nem lembro da primeira versão do Visual Studio que utilizei de verdade, foi à muitos anos. Baixei a versão community do Visual Studio no site da Microsoft e utilizarei ela para desenvolver meus programas com wxWidgets. A biblioteca wxWidgets foi desenvolvida em C++ e é utilizada para desenvolvimento de interfaces gráficas multiplataforma. Para quem não conhece, sugiro que entrem no site dos desenvolvedores para se inteirar. Garanto que vão gostar do que vão ver!
Dando seguimento na configuração, vamos baixar a biblioteca wxWidgets no site da mesma (https://www.wxwidgets.org/). A versão da biblioteca disponível hoje no site é a 3.0.2, mas vocês podem baixar a última versão, caso já exista alguma mais nova. O link direto para esta versão é http://sourceforge.net/projects/wxwindows/files/3.0.2/.
A instalação é simples, ao estilo Windows... next, next, finish. Aconselho instalar na pasta default para evitarmos possíveis problemas durante o processo. Depois de instalar a biblioteca (e o Visual Studio Community 2013, caso não possua), é hora de compilar e configurar um novo projeto.
Compilando a biblioteca
Antes de iniciarmos na configuração do ambiente, precisamos compilar a biblioteca para o Visual Studio. Fazer isso neste ambiente é muito fácil. Defina primeiramente uma nova variável de ambiente chamada WXWIN. Para isso, acesse o Painel de Controle de sua máquina, Sistema e Configurações avançadas do Sistema. Vá na aba Avançado e em Variáveis de ambiente.
Crie a variável de ambiente apontando para o diretório de instalação da wxWidgets.
Agora vá no diretório de instalação do wxWidgets, na pasta build, msw e abra o arquivo wx_vc12.sln no Visual Studio.
Agora compile o projeto para Debug e Release. O processo pode demorar um pouco e não deve gerar erros.
Depois de pronto, abra uma nova janela do Visual Studio e vamos configurar um projeto para testarmos se tudo correu bem.
Configurando um projeto
No Visual Studio, crie um novo projeto como wxProject1. Selecione "Other Languages > Visual C++ > General" -> Empty Project.
Crie um novo arquivo .CPP para o projeto, clicando com o botão direito sobre ele dentro do Solution Explorer, Add > New Item. Crie o arquivo como main.cpp.
Pronto. Você tem agora um arquivo main.cpp vazio dentro do seu projeto. Para testar se a biblioteca está funcionando, você pode ir na pasta de instalação da wxWidgets, Samples, Minimal e copiar o conteúdo do arquivo minimal.cpp para dentro do seu arquivo criado no projeto, main.cpp.
Assim que fizer a cópia do conteúdo, você perceberá que a GUI do Visual Studio vai gerar um monte de erros no ambiente. Normal, ainda não configuramos o projeto. Para isso, clique novamente com o botão direito no projeto e vá em propriedades.
Altere as seguintes configurações:
Em additional Include Directories, coloque o caminho para a biblioteca (Se você manteve o caminho padrão para a biblioteca):
C:\wxWidgets-3.0.2\lib\vc_lib\mswud;C:\wxWidgets-3.0.2\include;%(AdditionalIncludeDirectories)
Em Preprocessor, coloque:
WIN32;_DEBUG;_CRT_SECURE_NO_DEPRECATE=1;_CRT_NON_CONFORMING_SWPRINTFS=1;_SCL_SECURE_NO_WARNINGS=1;__WXMSW__;_UNICODE;_WINDOWS;NOPCH;%(PreprocessorDefinitions)
Na parte do Linker, insira em Additional Library Directories, a seguinte configuração:
C:\wxWidgets-3.0.2\lib\vc_lib;%(AdditionalLibraryDirectories)
Ainda dentro do Linker, em Input, coloque a seguinte configuração dentro de Additional Library Directories:
wxmsw30ud_core.lib;wxbase30ud.lib;wxtiffd.lib;wxjpegd.lib;wxpngd.lib;wxzlibd.lib;wxregexud.lib;wxexpatd.lib;kernel32.lib;user32.lib;gdi32.lib;comdlg32.lib;winspool.lib;winmm.lib;shell32.lib;comctl32.lib;ole32.lib;oleaut32.lib;uuid.lib;rpcrt4.lib;advapi32.lib;wsock32.lib;wininet.lib;%(AdditionalDependencies)
Depois disso, os problemas no ambiente deverão estar resolvidos. Salve as configurações e mande rodar o projeto. Se tudo correr bem, você verá a janela do programa Minimal em seu projeto.
Vale lembrar que essa configuração que foi feita é uma "configuração porca". Para cada projeto, você poderá especificar as dependências que irá utilizar. A configuração que fizemos não levou em conta o que nossa aplicação irá realmente utilizar.
Aprofunde mais no mundo do wxWidgets. Essa biblioteca é muito poderosa e essa versão 3, foi totalmente atualizada. Muitos programas estão sendo desenvolvidos com ela. Para mais informações sobre sua utilização acesso o site do desenvolvedor.
Abraços e até a próxima.
Breno.
3 comentários:
Olá,
Estou tentando configurar o wxWidgets, mas sem sucesso. Na etapa
"Agora vá no diretório de instalação do wxWidgets, na pasta build, msw e abra o arquivo wx_vc12.sln no Visual Studio."
"Agora compile o projeto para Debug e Release. O processo pode demorar um pouco e não deve gerar erros."
Quando eu compilo já aparece uma mensagem de erro:
"Unable to start program 'C:\wxWidgets-3.0.2\build\msw\..\..\lib\vc_lib\wxmsw30u_custom_build.lib'. O sistema não pode encontrar o arquivo especificado."
Se eu ignorar esse erro e seguir em diante, aparece o seguinte erro quando tento executar o wxProject1.cpp:
"LINK : fatal error LINK1104: cannot open file 'mxmsw30ud_core.lib'"
Poderia me ajudar?
Já consegui, estava executando (F5) ao invés de compilar (F7) :)
Obrigado
Fiz e deu certo
Obrigada
Postar um comentário