segunda-feira, 29 de julho de 2013

Compilando Lua com MinGW


Olá pessoal, depois de bastante tempo estou de volta ao blog. Como de costume, não sei se vou conseguir manter as postagens em intervalos curtos de tempo, mas garanto que não vou demorar mais de um ano entre elas. ;-)

Descobri a linguagem Lua (http://www.lua.org/) a pouco tempo e desde então, venho querendo encaixá-la em alguns de meus projetos. A linguagem Lua foi desenvolvida em terras tupiniquins, mais especificamente pelo pessoal da PUC-Rio, tendo como o principal responsável o professor Roberto Ierusalimschy. É uma linguagem que se destaca por ser enxuta e extremamente extensível para incorporar aplicações que necessitam de alto desempenho e clareza no desenvolvimento. Não é a toa que foi incorporada a aplicações como Adobe Photoshop Lightroom, CryEngine, jogos como World of Warcraft, Fable II, etc. Para conhecer mais, acesse o site do projeto e a referência na Wikipedia. Lá você vai encontrar muito mais informações sobre a utilização de Lua no mundo todo.



Voltando ao título do tópico, compilando Lua 5.2.2 com MinGW, baixei o Code::Blocks versão 12.11 na melhor forma "WindowsUser" possível, ou seja, "versão de setup" onde irei seguir o "next, next e finish", mas você poderá baixar a IDE que desejar, lembrando que o importante é o compilador, que neste caso será o MinGW, que é a versão GCC para Windows. A versão do Code::Blocks que baixei possui o compilador incorporado, dessa forma teremos tudo pronto para dar seguimento ao processo.

Precisaremos baixar o código fonte de Lua no site do projeto (http://www.lua.org/versions.html#5.2), lembrando que a versão 5.2.2 era a mais estável na época que baixei. Você poderá baixar a versão mais recente se quiser experimentar.

Depois de instalar o Code::Blocks ou qualquer outra IDE de sua escolha, e descompactar o arquivo baixado do site de Lua, abrimos o Prompt de comandos do MS-DOS e setamos a variável de ambiente PATH para o caminho onde se encontra o compilador. Para isso, utilizamos o comando SET. Se você instalou o compilador na pasta padrão, estará em:

C:\Program Files\CodeBlocks\MinGW\bin

Para setar o caminho na variável PATH do MS-DOS utilizamos o comando:

set path=%path%;C:\Program Files\CodeBlocks\MinGW\bin

Atenção ao comando, não utilize aspas para o caminho. O comando SET irá atribuir um valor para a variável de ambiente que você escolher. No caso da variável PATH, ela é utilizada pelo sistema operacional para criar um vinculo dinâmico com o diretório. Desta forma, a pasta acrescentada por este comando será analisada pelo Shell quando utilizarmos algum comando que não seja padrão do sistema. Utiliza-se %path%; antes do caminho para que a variável mantenha seu valor anterior, ou seja, %path% referencia o conteúdo da variável antes da modificação. Depois de setar a variável, acesse a pasta onde o arquivo de Lua foi descompactado através do prompt do MS-DOS. Alcançando a pasta, certifique-se de que o arquivo "Makefile" esteja presente, juntamente com as pastas "src" e "doc", além do arquivo "README".

O comando a seguir irá compilar o projeto:

mingw32-make PLAT=mingw

Se tudo ocorrer bem, você deverá encontrar dentro do diretório "src" os arquivos obj dos fontes, o arquivo "lua.exe", "luac.exe", "liblua.a" e "lua52.dll". Estes são os arquivos que você irá utilizar para trabalhar com Lua. Chame o programa "lua.exe" no prompt de comando logo após o cursor ">" entre com:

print("Ola mundo da Lua");

Se aparecer no prompt:

Ola mundo da Lua

Considere feito.

No próximo post vou ensinar como utilizar lua em um projeto simples dentro do Code::Blocks.

Espero que tenham gostado.

Até o próximo.
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