quinta-feira, 12 de junho de 2014

Instalando MS-DOS 6.22 no VirtualBox 4.3

Falaê! Estive pensando em mudar o título do blog para "Assuntos aleatórios", pois estou sempre escrevendo coisas de forma aleatória por aqui, não é mesmo? heheh. Hoje não será diferente, vou falar de uma instalação do sistema MS-DOS 6.22 no VirtualBox 4.3.10, uma máquina virtual open source fantástica que me surpreende à cada dia.




A história do sistema operacional MS-DOS - Microsoft Disk Operating System - de acordo com a Wikipedia começou pela compra do sistema original, QDOS - Quick and Dirty Operating System - desenvolvido por Tim Paterson, pela Microsoft para ser utilizado na linha de computadores IBM-PC.

O resto da história acho que todo mundo sabe não é mesmo? Para quem não sabe, o link para a Wikipedia está logo acima, acesse para continuar lendo...

À alguns dias, precisei testar um software que rodava em MS-DOS e como todos sabem, a Microsoft descontinuou à muito tempo seu desenvolvimento. Então procurei na internet os arquivos de instalação para tentar utilizá-lo em uma máquina virtual. Como era de se esperar, alguém já tinha feito isso e explicou o processo neste blog: http://www.instructables.com/id/How-To-Install-DOS-622-Under-VirtualBox/?lang=pt

Inclusive, disponibilizou um link com as imagens dos disquetes para a instalação, prontos para utilizar na VirtualBox. Para baixar os arquivos, segue o link para o servidor do Dropbox: https://www.dropbox.com/sh/jzm0fbnb7fz526u/mKJ19A1JMo

Para quem não tem a máquina virtual, o link para baixar é o: https://www.virtualbox.org/

A instalação é muito simples, tanto da VirtualBox quanto do MS-DOS 6.22. Para a VirtualBox, é do tipo next, next, finish. Para emular o MS-DOS na VM VirtualBox, crie uma nova máquina, clicando no botão "Novo" e digite um nome para ela. Escolha um tamanho para o HD - não precisa ser grande, 64Mb tá bom ;-). Crie um disco rígido virtual, escolha o tamanho da memória e pronto.

Selecione configurações e na parte de "Armazenamento/Controladora Floppy", atribua o primeiro arquivo que você baixou do MS-DOS 6.22 no Dropbox e inicie a máquina. Desta forma, como num computador convencional, irá ler o disquete durante o boot da máquina e irá instalar o sistema. Durante a instalação, será solicitado que você insira os outros disquetes.


Depois de instalado, retire o disquete do driver virtual e reinicie o sistema. O MS-DOS 6.22 será carregado.

Vamos fazer um "Olá mundo" digno do nosso novo sistema operacional para comemorar:

No DOS, execute o DEBUG. É só digitar debug no prompt do MS-DOS.

c:\>debug [ENTER]

O cursor irá se transformar num traço "-".
Entre com os comandos:
A 100 [ENTER]
MOV AH,09 [ENTER]
MOV DX,109 [ENTER]
INT    21 [ENTER]
INT    20 [ENTER]
DB     "Ola mundo do MS-DOS 6.22$" [ENTER] 
[ENTER]
 
O cursor voltará para o traço "-".

Agora digite:
R CX [ENTER]
22 [ENTER]
N OLAMUNDO.COM [ENTER]
W [ENTER]
 
O DEBUG irá escrever: "Writing 00124 bytes" e voltar para o cursor "-".

Digite para sair do debug:

Q [ENTER]

Agora, novamente no cursor do DOS "C:\>"

Rode o programa digitando OLAMUNDO.COM
Se tudo estiver dado certo, deverá aparecer a frase "Ola mundo do MS-DOS 6.22" abaixo do cursor, voltando para o prompt do MS-DOS logo em seguida.

Olá mundo à lá MS-DOS 6.22

Deixarei aqui um link para um "disquete virtual" contento alguns arquivos para se programar em assembly, pra quem quiser explorar mais o ambiente do sistema operacional assim como eu.

Link para o DevPack Assembly.

Grande abraço.

Breno.
Compartilhe:

5 comentários:

Anônimo disse...

Breno, parabéns pelo blog. O link para o DevPackAssembly está quebrado. Por favor, se houver possibilidade de arrumá-lo ficarei grato.

Abraço.

Guilherme K.

Breno Augusto Cruz Faria disse...

Obrigado Guilherme. Já arrumei o link...

Abraços.

Breno.

Anônimo disse...

como usa o DevPackAssembly ?

Leandro Oliveira disse...

Breno, como rodar a máquina Virtual com o DOS em tela cheia?

Breno Augusto Cruz Faria disse...

Olá "Anônimo", ainda vou escrever um post explicando melhor a utilização do DevPackAssembly. Basicamente, você vai baixar o arquivo, que possui a extensão ".img" e inseri-lo em sua máquina virtual. Pra isso você deve ir no menu Dispositivos -> Drive de Disquete -> Selecionar imagem de disco, selecionar o arquivo e pronto. Depois de feito isso, você tem que ir ao drive A: e copiar os arquivos para a raiz do seu sistema, C: se assim desejar. Os arquivos que estão dentro deste pacote são para programar na linguagem Assembly x86. Você terá o compilador (MASM), o Linker e mais algumas ferramentas neste pacote.

Leandro, sobre sua dúvida, eu encontrei um chamado no site da VirtualBox para a solução deste problema, mas não parece muito simples de solucionar. Pra rodar em modo texto 80x25, eu fiz o escalamento da própria VM e coloquei em 175%, no meu Visualizar -> Fator de Escalamento -> 175% e depois coloquei em fullscreen no menu Visualizar -> Modo Tela Cheia, ou pela tecla Host+F. No meu notebook ficou perfeito.

Abraços pessoal.

Breno.

QuaseHard. Tecnologia do Blogger.