À uns dois meses atrás resolvi comprar no eBay o Raspberry Pi. Vindo da China, demorou aproximadamente 2 meses para chegar e o resultado compensou a espera. Paguei aproximadamente 140,00 reais para o kit composto por:
1 Raspberry Pi - modelo B.
1 Cabo HDMI.
1 Fonte.
3 Dissipadores de calor.
1 Case.
Como o cartão de memória, que é necessário ao funcionamento não foi fornecido neste kit, tive que ir em busca de um para tentar colocar o sistema em funcionamento. Depois de comprar o cartão, baixei o Raspbian do site oficial: http://www.raspberrypi.org/downloads/
O Raspbian é a distribuição do Debian Linux para o Raspberry e é recomendada como instalação padrão, apesar de ter um monte de outros sistemas disponíveis no site, e outros portes do Linux na rede específicos para alguns tipos de aplicações. Optei pelo Raspbian por estar familiarizado com a distribuição Debian.
A instalação é muito tranquila, não tem segredo. Formatei o cartão de memória e com a ajuda do Win32 Disk Imager, disponível aqui: http://sourceforge.net/projects/win32diskimager/ fiz a gravação da imagem do Raspbian no cartão de memória.
Coloquei o cartão no Raspberry Pi e o liguei. Aparece uma tela azul inicial com algumas configurações que podem ser feitas. No meu caso, além de alterar a senha inicialização para o usuário "pi", eu habilitei o SSH Server para poder controlar o aparelho pela rede. Depois disso, o sistema foi instalado completamente. No prompt de comando, para exibir o poder do aparelho, digitei "startx" para carregar o ambiente gráfico e voilá:
Bom, agora vou me divertir um pouco com o meu novo brinquedinho.
Abraços.
Breno.
0 comentários:
Postar um comentário