domingo, 8 de dezembro de 2013

Arduino UNO para as férias


Na semana passada finalmente chegou o meu Starter Kit Avançado (com Arduino UNO Rev 3 Original) que adquiri no site Laboratório de Garagem. Eu estava namorando um Arduino UNO há muito tempo e como a eletrônica não é meu forte, fui deixando de lado até encontrar tempo para dar início aos estudos. 

Unbox Starter Kit Avançado Arduino UNO R3

Compartilhe:

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Simulador de STL - S7 300 e 400


À algum um tempo atrás, precisei escrever uma rotina como parte de um software para a automação de um processo industrial de enfornamento de tarugos, para uma laminação de aços longos. A planta utilizava a linha de PLCs S7 300 da Siemens e a exigência era que toda a informação fosse tratada em chão de fábrica antes de subir para a próxima camada até o sistema ERP - Enterprise Resource Planning.

Toda a rotina de acionamentos estava pronta e escrita em linguagem Ladder, porém, para a rastreabilidade do material juntamente ao sistema ERP utilizado pela empresa, precisávamos manter um registro do material enfornado, com peso, origem, hora, etc. Como o forno suporta quase 200 tarugos, precisava de uma rotina do tipo FIFO - First in first out.

Compartilhe:

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Versões antigas de software - Onde encontrar


Lembra daquele software antigo que você utilizava na sua máquina, que fazia coisas mágicas e cabia em apenas um disquete? Aquele jogo que aguçava sua imaginação, mesmo só mostrando um prompt solitário reluzindo à sua frente e esperava um comando para efetuar uma ação? Aquele software de planilha eletrônica jurássico, ou mesmo o editor de textos que ainda não tinha o fundo azul, pois o monitor era de fósforo verde? Aliás, o pessoal do filme Matrix se inspirou neste monitor para mostrar o código-fonte da Matrix que vemos no filme através do qual os operadores conseguem enxergar aquela realidade paralela.
Códigos da Matrix - Filme
Monitor IBM de fósforo verde

Compartilhe:

terça-feira, 30 de julho de 2013

Primeira aplicação Lua em Code::Blocks


No último post, Compilando Lua com MinGW, ensinei como compilar a biblioteca Lua e gerar os arquivos necessários para utilizá-la em nossos projetos. Hoje, como havia prometido, mostrarei como configurar o ambiente do Code::Blocks para compilar uma aplicação simples que utiliza a biblioteca Lua.



Compartilhe:

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Compilando Lua com MinGW


Olá pessoal, depois de bastante tempo estou de volta ao blog. Como de costume, não sei se vou conseguir manter as postagens em intervalos curtos de tempo, mas garanto que não vou demorar mais de um ano entre elas. ;-)

Descobri a linguagem Lua (http://www.lua.org/) a pouco tempo e desde então, venho querendo encaixá-la em alguns de meus projetos. A linguagem Lua foi desenvolvida em terras tupiniquins, mais especificamente pelo pessoal da PUC-Rio, tendo como o principal responsável o professor Roberto Ierusalimschy. É uma linguagem que se destaca por ser enxuta e extremamente extensível para incorporar aplicações que necessitam de alto desempenho e clareza no desenvolvimento. Não é a toa que foi incorporada a aplicações como Adobe Photoshop Lightroom, CryEngine, jogos como World of Warcraft, Fable II, etc. Para conhecer mais, acesse o site do projeto e a referência na Wikipedia. Lá você vai encontrar muito mais informações sobre a utilização de Lua no mundo todo.

Compartilhe:
QuaseHard. Tecnologia do Blogger.